Quem sofre com os vasinhos nas pernas pode já ter ouvido falar sobre a aplicação feita com espuma e a feita com glicose.
Algumas pessoas se confundem, e muitas me perguntam qual é melhor para o tratamento de microvasos.
Bom, o resultado do tratamento vem por conta da aplicação de uma substância esclerosante dentro do microvaso.
Essas substâncias são divididas em categorias de acordo com suas características e seu mecanismo de ação. Quem determina qual substância irá usar é o profissional.
A glicose hipertônica é um esclerosante do tipo osmótico, que promove a desidratação e a destruição das células endoteliais, o que acarreta na desintegração dessa porção da parede venosa.
O Polidocanol, na forma de espuma, é um esclerosante do tipo detergente que age destruindo os lipídios da parede do vaso e o “cimento” intercelular, causando a destruição do vaso.
Alguns estudos apontam que o polidocanol tem uma efetividade maior que a glicose hipertônica. Porém, os autores que se opõem ao uso do polidocanol alertam sobre os efeitos adversos como reações alérgicas, necrose tecidual, anafilaxia, trombose profunda, embolia pulmonar, etc.
Esses eventos são raros e normalmente associados a erros de cálculo da dosagem.
Alguns efeitos adversos menores como pontos de hiperpigmentação, e sistêmicos como tosse, breve escotoma (perda de visão) e lipotimia leve (perda de força muscular) são mais associados ao uso de polidocanol.
A glicose hipertônica é o esclerosante mais usado no Brasil. Suas principais vantagens são a segurança e a efetividade.
Por ser um agente orgânico, não há chances de produzir reação alérgica, não tem efeitos colaterais, e pode ser utilizada inclusive em diabéticos (bioquimicamente controlados e autorizados pelo médico).
Sua efetividade, porém, é mais comprovada através da história clínica que através de estudos científicos, pois não é muito grande o número de trabalhos publicados.
Para concluir, os dois esclerosantes tem eficácia comprovada e estão disponíveis no mercado porque são considerados seguros.
Eu particularmente opto por trabalhar apenas com a aplicação da glicose por conta dos efeitos colaterais que ela não apresenta. Segurança sempre em primeiro lugar!
#esteticaconsciente #peim #secagemdevasinhos #glicosehipertonica #tratamentodemicrovasos #microvasos